6 de dez. de 2016

O Mendigo, de Brecht, e o Hitler, da Alemanha: um grito de alerta!




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O Mendigo, de Brecht, e o Hitler, da Alemanha: um grito de alerta! 

Ambiente da Peça

A peça “O Mendigo ou O Cachorro Morto”, de Bertold Brecht, foi escrita entre 1919 e 1920, após o final da Primeira Grande Guerra (1914-1918). Os países vencedores impuseram à Alemanha, em uma conjuntura de derrota e a maior crise econômica de sua história, severas penalidades por meio do Tratado de Versalhes. O imperador foi deposto e o país se tornou em uma república democrática – a República de Weimar, que durou até 1933, quando os nazistas tomaram o poder impondo um regime totalitário.

Essa contextualização é importante, pois a obra não resulta apenas da vontade individual do autor, mas é ditada pela atmosfera espiritual do momento histórico. Jung diz que o significado da obra de arte é educar o espírito da época. “Partindo da insatisfação do presente, a ânsia do artista recua até encontrar no inconsciente de modo mais efetivo a carência e a unilateralidade do espírito da época”. Dessa forma, a arte representa um processo de autorregulação espiritual do seu tempo.
A observação de Jung é central para entender o significado da peça “O Mendigo”. Está claro que Brecht não escreveu esta peça apenas como um ensaio influenciado pela comédia popular da época. O texto não pode ser encarado como um simples exercício literário para aprimorar os seus instrumentos de trabalho. Essas leituras simplistas reduzem o valor da obra e parecem desconhecer o vínculo entre o autor e a sua contemporaneidade. Esse tipo de leitura reduz a peça a uma relação causal entre o texto e uma suposta teoria marxista. Os críticos, na ânsia de descobrir os símbolos das classes sociais por detrás dos personagens, ao se depararem com a resistência de identificação, têm como prática considerá-lo como obra menor. Isso ocorreu com “O Mendigo”.

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